É importante entender que ansiedade não é algo tão ruim. Ou seja, uma pessoa pode se sentir ansiosa quando acha que existe um risco futuro ou uma ameaça.
Existem provas científicas de que a pessoas conseguem superar a ansiedade delas expondo-se de forma gradual e repetitiva aquilo que temem. É o que chamamos de habituação. Trata-se de enfrentar os seus medos para que eles diminuam.
Enfrente os seus comportamentos de fuga, no intuito de substitui-los por outros mais gratificantes. Utilize suas aptidões a fim de realizar atividades que costuma evitar: por exemplo, encontrar pessoas, sair para alguns lugares, adotar posturas que normalmente você evita.
Não se preocupe! Você fará isso de forma gradual, uma etapa de cada vez. Comece pelo degrau mais baixo e fácil da escada. Deixe a habituação agir. Cada sucesso fará você subir no degrau de cima para dominar experiências mais difíceis.
É importante entender que ansiedade não é algo tão ruim. Ou seja, uma pessoa pode se sentir ansiosa quando acha que existe um risco futuro ou uma ameaça. Porém, o problema é quando você perde o controle e a duração desse sentimento bem como não ter o controle daquilo que é real.
Dr. Clayton Augusto Fontana Izoton
O Psicólogo que cuida de você!