Atendimento Particular

Atendimento somente particular

Atendimento Particular

Terapia Integrativa

Mais informações

Terapia Integrativa

A Psicoterapia Integrativa é um método clínico, que integra diferentes abordagens terapêuticas no mesmo tratamento, promovendo a otimização da qualidade de vida e da saúde mental com intervenções neurocientíficas que contribuem para que o paciente se transforme em um elemento ativo no seu processo de autoconhecimento, autocura e autodesenvolvimento Neste atendimento clínico, são utilizadas práticas tradicionais e integrativas de saúde – seguras e científicas – visando efetivamente tratar o indivíduo como um todo, promovendo equilíbrio energético, corpóreo, psíquico, emocional e mental.
Dentre as abordagens terapêuticas utilizadas, podemos mencionar:
Psicologia Clínica,
Terapia Cognitivo Comportamental,
Mindfulness,
Hipnose Clínica,
Terapia Focada na Compaixão (CFT),
Aromaterapia,
Exercícios Respiratórios,
Técnicas em Neurociências,
Escrita Terapêutica,
Abordagem Centrada na Pessoa,
Terapia da Aceitação e Compromisso,
Prática baseada em evidências,
Gestalt Terapia,
Psicologia Integral,
Dentre outras Terapias Integrativas.

Como funciona a Psicoterapia Integrativa?
O atendimento clínico oferece práticas integrativas e tradicionais de saúde que juntas, tratam o indivíduo como um todo, exercitando o equilíbrio biopsicossocial e promovendo a qualidade de vida.
O método, baseia-se no princípio holístico, que enxerga o paciente de forma multidimensional e para tanto, faz-se uso de uma somatória de técnicas e intervenções que serão utilizadas – diferentemente e de forma alternada – em cada sessão, de acordo com as necessidades de cada paciente, priorizando a intervenção mais eficaz para aquele determinado momento.
Acolhemos cada paciente com especial atenção às suas próprias demandas e subjetividades, orientados por valores universais essenciais como a empatia, a compaixão, a ciência, o comprometimento e a humanização da saúde mental.
Os processos neuropsíquicos e cognitivos são constantemente valorizados, por meio da meditação, da reflexão, da orientação e do amparo Psicoterapêutico. De forma a despertar no paciente a aprendizagem sobre como realizar caminhos comportamentais mais saudáveis e assertivos, facilitando o enfrentamento de problemas e desenvolvendo a capacidade de lidar com demandas do passado, presente ou futuro.
Amparada por conhecimentos da psicologia e da neurociência a Psicoterapia Integrativa pretende promover a saúde mental e emocional, através de práticas cognitivas e integrativas que exploram o autoconhecimento, a autocura, o autoamor e o autodesenvolvimento.
Meu propósito é agir como uma ferramenta facilitadora para a conexão do indivíduo com a sua própria essência, potência e consciência.
Apesar de não me restringir à apenas uma abordagem terapêutica, a orientação central da Psicoterapia Integrativa está focada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que é a abordagem Psicológica com maior efetividade e comprovação científica.
A TCC é uma psicoterapia orientada para o presente, empática, integrativa, estruturada e sensível ao tempo. Está direcionada para solucionar problemas atuais e ensinar o paciente a desenvolver habilidades para modificar comportamentos disfuncionais.
A conceituação cognitiva serve como um parâmetro integrador. E durante a terapia são empregadas várias técnicas cognitivas, como a psicoeducação e a identificação de pensamentos automáticos e de distorções cognitivas.
As terapias de 3ª onda da TCC são as mais comumente aplicadas dentro da Psicoterapia Integrativa dentre elas, podemos mencionar a Meditação (ou Mindfulness) e a Terapia focada na Compaixão.
A compaixão é uma habilidade que pode ser treinada e que comprovadamente traz inúmeros benefícios. Dentre eles, podemos destacar o desenvolvimento da autoaceitação e de uma melhor percepção e acolhimento de si mesmo, trazendo o alívio de sofrimentos, a expansão do bem-estar e a melhora do relacionamento com o outro e consigo mesmo, contribuindo para uma vida mais equilibrada e feliz. 
A compaixão e o afeto desempenham papéis fundamentais em nossas vidas, tanto como indivíduos, quanto como seres sociais – em sociedade. E essa abordagem terapêutica possui uma ampla diversidade de técnicas para conseguirmos expandir essa experiência, perpassando pela Terapia Cognitivo Comportamental, pela Gestalt Terapia e pelo Mindfulness.
Por meio da TCC, o paciente consegue ter maior controle sobre os seus comportamentos e sentimentos, conseguindo administrá-los com maior confiança e habilidade. Nesse contexto, o autoconhecimento é estimulado na identificação de comportamentos e crenças disfuncionais, bem como, no fortalecimento da autoestima e do autoamor. 
Na Psicoterapia Integrativa são aplicadas ferramentas terapêuticas que visam não somente a reabilitação emocional, como também, a prevenção à recaídas, preparando o paciente para que ele também possa se terapeutizar e se autoanalisar, especialmente após a alta do tratamento.
Para isso, ao longo do processo Psicoterapêutico, são ensinadas diversas técnicas de regulação emocional, que podem ser posteriormente aplicadas pelo próprio paciente. 
Meus pacientes amam a associação que desenvolvemos entre a Terapia Cognitivo-Comportamental e as Práticas Integrativas de Saúde, porque esse formato, consegue apresentar resultados mais efetivos em um período de tempo muito mais curto do que a maioria das abordagens terapêuticas.
Nosso foco é gerar independência em nossos pacientes e por isso afirmamos: Amo dar alta!
Conheça a Psicoterapia Integrativa e surpreenda-se!

Resultados da psicoterapia


A terapia psicológica funciona. Não há dúvidas quanto a isso, visto os inúmeros estudos a validando cientificamente.
Mesmo assim, ainda é alvo de preconceito. Essa resistência acontece, principalmente, pois ainda existe o mito de que é preciso ser louco ou ter grandes problemas para procurar a terapia.
A sessão de terapia é voltada para todas as pessoas. Nesse sentido, vale ressaltar que procurar um tratamento psicológico não se restringe a uma minoria de pessoas com distúrbios ou problemas sérios.
Os resultados esperados são inúmeros e é impossível fazer uma previsão geral para todos os casos, já que cada caso é único e singular.
Entretanto, podemos ressaltar que o tratamento traz à pessoa, ao longo da psicoterapia, uma maior possibilidade de reflexão, flexibilidade na forma de pensar e maior conscientização em relação a si e a sua própria vida.
As suas escolhas são feitas de forma mais consciente e segura. A pessoa passa a adquirir uma maior capacidade de se autoperceber, podendo refletir sobre seus próprios sentimentos, percepções e pensamentos.
Ainda, a psicoterapia auxilia o paciente a encontrar recursos em si próprio para dar conta da realidade e das suas angústias, podendo viver de forma mais livre e criativa.