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O que é depressão

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O que é depressão?

A pessoa que sofre de depressão sente-se sem energia, desanimada e sem esperança. Ela nota mudanças no seu apetite, libido ou interesse por atividades que antes a agradavam. Sua concentração parece ter ido embora e o sentimento de inutilidade se torna um companheiro de jornada.
A depressão gera imensos prejuízos para a vida de quem sofre desse problema. Segundo a OMS, 2020 é o ano em que a depressão consistiria no transtorno mais incapacitante do mundo.

Conheça os sintomas do Transtorno Depressivo Maior de acordo com o DSM-5:

1.Humor deprimido (tristeza, vazio, desesperança etc.) na maior parte do dia, quase todos os dias.

2. Grande redução do interesse ou prazer em todas ou na maioria das atividades na maior parte do dia, quase todos os dias.

3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta ou mudança do apetite (redução ou aumento) quase todos os dias.

4. Insônia ou excesso de sono quase todos os dias.

5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (notado por outras pessoas).

6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada quase todos os dias.

8. Diminuição da capacidade de pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias.

9. Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida constante sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.

Transtorno depressivo persistente

É preciso ter preenchido pelo menos 5 desses sintomas (entre eles o humor deprimido ou perda de prazer) os quais devem ter permanecido por pelo menos duas semanas.Esses sintomas geram um grande sofrimento ou prejuízo no funcionamento profissional, social ou em outra área da vida do sujeito.
Além deste diagnóstico, existe outro transtorno que acontece de forma crônica, num período de 2 anos, o qual é nomeado de distimia ou transtorno depressivo persistente.
Durante todo esse período o indivíduo teve o humor deprimido na maior parte dos dias e ao menos dois dos seguintes sintomas:

1. Redução do apetite ou alimentação em excesso.
2. Insônia ou excesso de sono.
3. Baixa energia ou fadiga.
4. Baixa autoestima.
5. Pouca concentração ou dificuldade em tomar decisões.
6. Sentimentos de desesperança.


Tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para a Depressão.

O tratamento é feito com terapia e, quando necessário, com medicamentos receitados pelo psiquiatra. A TCC se mostra como uma abordagem muito eficaz para tratar a depressão. Após a compreensão do desenvolvimento da depressão do paciente, é feita uma psicoeducação do modelo cognitivo e do transtorno.
Para a TCC o sujeito com depressão possui uma tríade cognitiva negativa, isto é, a visão de si, do mundo e do futuro é distorcida.
Notam-se diversas distorções cognitivas, ou seja, erros sistemáticos na interpretação de si e do mundo. Assim, um dos focos da terapia é auxiliar o cliente a desenvolver uma visão menos disfuncional, mais verdadeira da realidade. Para isso, é feito um trabalho de identificar os pensamentos distorcidos e das crenças distorcidas com algumas técnicas, por exemplo, a seta descendente.Após essa etapa, objetiva-se confrontar as ideias distorcidas, para isso a técnica do debate socrático é muito útil. A qual levanta evidências em favor da crença distorcida e provas que contrariam essa visão, permitindo a ele chegar num pensamento alternativo.
Ensina-se ao paciente habilidades sociais, ele auxiliada a tomar decisões e a realizar atividades comportamentais, são solicitados planos de ações (tarefas de casa)

Portanto, além do trabalho cognitivo, de reestruturação dos pensamentos, é feita a ativação comportamental, pois, nota-se que o paciente deprimido tem poucos reforços positivos. Solicita-se ao paciente o monitoramento de suas atividades, neste ele registra diariamente o que tem feito ao longo do dia. Aos poucos, o terapeuta coloca tarefas que fazem o indivíduo se sentir produtivo e com prazer. Exemplo: arrumar a cama, escrever uma parte do projeto, ir ao cinema, falar com um amigo, fazer uma caminhada ou qualquer outra atividade que o cliente tenha uma alta probabilidade de cumprir e se satisfazer.

Como um dos objetivos do psicólogo da TCC é tornar o cliente seu autoterapeuta o psicólogo desenvolve um trabalho de prevenção de recaídas. Ressalta-se como foi todo o processo, validando os enfrentamentos, pontos-fortes e enfrentamentos feitos pelo paciente. O profissional alerta sobre a possibilidade de situações desafiadoras e sintomas depressivos voltarem, porém ressalta que ele estará munido de estratégias para lidar com as adversidades da vida.
#fazerterapiafazbem

Benefícios da Psicoterapia

01 – Saúde Mental
Ter saúde mental é fundamental para que você possa se conectar melhor com o mundo. Contribui nos relacionamentos e na maneira de lidar com o outro. Ajuda a alcançar suas metas pessoais e profissionais, e principalmente, traz qualidade de vida.

02 – Autoconhecimento
O autoconhecimento implica em conhecer a si mesmo, saber sobre os aspectos mais profundos de sua personalidade que moldam suas atitudes e comportamento.
Mas nem sempre é fácil trilhar o caminho do autoconhecimento. A nossa mente possui um emaranhado de atribuições, barreiras, crenças, vícios, processos internos que, na esfera do inconsciente, permanecem fragmentados e escondidos. É aí que entra a psicoterapia! Ela irá conduzi-lo de forma que você compreenda a si mesmo, suas fraquezas e fortalezas. Ela possibilita que você se torne a melhor versão de você.

03 – Relações Saudáveis
Você aprende a definir melhor suas prioridades, aprende a afastar-se daquilo que não te faz bem e também encontra maneiras mais assertivas de resolução de conflitos externos.
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Perguntas Frequentes

Fazer psicoterapia é um ato de amor para consigo mesmo e para com o outro.

É buscar autonomia para lidar com as dificuldades. É ter a coragem de olhar para si.

É se amar acima de qualquer coisa, é se querer bem, é se encher de carinho.

Fazer psicoterapia é acreditar que apesar de todas as dificuldades da vida, há sempre algo pra fazer que vai ajudar a aliviar aquilo que dói, aquilo que parece nunca ter um fim.

Fazer psicoterapia é dar uma chance para uma vida mais livre e mais alegre.

No início do tratamento, a frequência ideal é de uma a duas sessões por semana. A depender de cada caso.

As sessões têm duração média de 50 minutos, mas não é uma regra, há sessões que podem necessitar de mais tempo e há casos em que são encerradas pouco antes.

Atualmente atendo presencialmente e online, através de ferramentas de vídeo-chamada.

Qualquer pessoa pode fazer terapia online, desde que esteja em um ambiente calmo, tranquilo, livre de interferências e possua acesso à internet.

 

IMPORTANTE: Para respeitar e garantir o sigilo profissional e pessoal entre os envolvidos no processo, todos precisam estar usando fones de ouvido.

Não há como sabermos de antemão por quanto tempo vai durar a terapia. Isso é relativo, depende de cada caso, do quanto o paciente está engajado na psicoterapia, ou até mesmo até onde vai o desejo do paciente em se conhecer. Mas o tratamento tem início, meio e fim, possibilitando que o paciente tenha seus objetivos terapêuticos alcançados.

A psicoterapia tem como objetivo, ajudar uma pessoa a atravessar um momento difícil, ajudar na elaboração de experiências do seu passado que causam dor, sofrimento e repetição ou até ajudar pessoas que buscam autoconhecimento e qualidade de vida. Em resumo, qualquer pessoa pode fazer terapia a qualquer momento e só se beneficiar com essa escolha.

Embora tenha uma tabela padrão, o valor das sessões é variável e flexível. O valor é sempre definido na primeira sessão.

A primeira sessão é uma oportunidade para nos conhecermos, para você saber como eu trabalho, para você falar um pouco sobre você e definirmos as regras do atendimento, como valores e horário das sessões.

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